• (45) 9 9931-6589
  • (45) 3264-5367
  •  WhatsApp

Viola caipira

Pin It
A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural. É comum a utilização da afinação Paraguaçu pelos repentistas nordestinos, apesar de também ser encontrada na região do Vale do Paraíba. A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.

Os 3 pilares do aprendizado musical da Arte e Som

Prática de Instrumento

 
A prática de instrumento é a aula prática do instrumento escolhido pelo aluno. É um dos pilares que formam o conhecimento dos nossos alunos, para desenvolvimento técnico das habilidades requeridas.

Prática de Grupo

 
A prática de grupo é mais um dos pilares da construção do conhecimento dos nossos alunos. Normalmente acontece 2 a 3 meses antes da apresentação dos alunos com ênfase em dinamizar a habilidade de ouvir mais de um instrumento simultaneamente.

Teoria Musical

 
Trabalhamos vários grupos de teoria musical. Teoria para leitura de partitura, harmonia funcional e tradicional e rítmica. Essas matérias tem o objetivo de trazer embasamento e fortalecimento do conhecimento obtido pela prática de instrumento.