• (45) 9 9931-6589
  • (45) 3264-5367
  •  WhatsApp

Flauta transversal

A flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, esta era de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras. Na flauta, a emissão do som é relativamente fácil, levando ao virtuosismo quase espontâneo no que diz respeito à velocidade. Não tão fácil é obter um som vibrante sem ser vulgar no forte ou inconsistente no piano. As dificuldades de execução apresentam-se também pela natureza heterogênea dos registros, tanto em timbre, quanto em volume de som. O agudo é potente e brilhante, e o grave, aveludado e de difícil emissão. O controle da embocadura, por se tratar de um instrumento de embocadura livre, deve ser minucioso, já que pequenas alterações no ângulo do sopro interferem bastante no equilíbrio da afinação.

Os 3 pilares do aprendizado musical da Arte e Som

Prática de Instrumento

 
A prática de instrumento é a aula prática do instrumento escolhido pelo aluno. É um dos pilares que formam o conhecimento dos nossos alunos, para desenvolvimento técnico das habilidades requeridas.

Prática de Grupo

 
A prática de grupo é mais um dos pilares da construção do conhecimento dos nossos alunos. Normalmente acontece 2 a 3 meses antes da apresentação dos alunos com ênfase em dinamizar a habilidade de ouvir mais de um instrumento simultaneamente.

Teoria Musical

 
Trabalhamos vários grupos de teoria musical. Teoria para leitura de partitura, harmonia funcional e tradicional e rítmica. Essas matérias tem o objetivo de trazer embasamento e fortalecimento do conhecimento obtido pela prática de instrumento.